Sindicato Rural Santa Cruz do Rio Pardo
14 3372.5454

Notícias < Voltar

APROSOJA BRASIL

A Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) é uma entidade representativa de classe sem fins lucrativos, constituída por produtores rurais ligados à cultura de soja. Seu objetivo central é unir a classe, valorizando-a.

A sede da Aprosoja Brasil é situada em Brasília, mas a entidade mantém canal de comunicação aberto com os sojicultores brasileiros através das entidades estaduais dos produtores de soja a ela associadas dos principais estados produtores de soja do país.

Nasceu da iniciativa de produtores de diferentes regiões produtoras do Brasil região Centro-Oeste, tendo sido fundada no dia 11 de março de 1990.

Porém, naquele momento, as lideranças do setor ainda não estavam preparadas para organizar uma entidade nacional e partiram para organização nos estados hoje expoentes do agronegócio nacional da Região Centro-Oeste e Sul do Brasil.

A partir de 2005, com o surgimento de entidades estaduais organizadas e estruturadas, o projeto da Aprosoja Brasil foi resgatado e a entidade passou trabalhar as principais pautas de cunho nacional dos sojicultores.

Em 2007, entidade já contava com 5 entidades estaduais e seis anos mais tarde, se consolidou com 16 Aprosojas e passou a representar mais de 90% da área plantada de soja do país.

Durante os estes anos, com pragmatismo e profissionalismo, responsabilidade e comprometimento com a sustentabilidade da sojicultura nacional, a entidade conquistou um espaço especial na representação dos produtores de diferentes regiões do país.

Atualmente compõem a Aprosoja os estados do RS, SC, PR, MS, MT, GO, SP, MG, TO, PI, BA, PA, RO, RR, MA e AP.

A Aprosoja Brasil não atua nas responsabilidades individuais dos produtores: sua ação é orientada para ocorrer sempre em prol do coletivo, desenvolvendo ações e estratégias que possam beneficiar a maioria dos produtores do Brasil.

Seu trabalho é pró-ativo e visa alterações e aperfeiçoamento em leis, decretos e marcos regulatórios, assim como busca manter participação ativa na formulação da política agrícola. Sempre que possível, atua em parceria com outras entidades para garantir que as instituições públicas e privadas cumpram seu papel na cadeia produtiva, respeitando as leis existentes.

Seu modelo de gestão é baseado em Comissões de Trabalho – fóruns de discussão coordenados por membros da diretoria e profissionais de áreas específicas. Se relaciona com os produtores por meio das associações estaduais, proporcionando um trabalho que vai ao encontro das necessidades existentes no Brasil.

Com 16 entidades estaduais, a Associação Brasileira dos Produtores de Soja – Aprosoja Brasil se consagrou como um modelo de representação profissional e eficiente dos sojicultores. A busca pela excelência e o pragmatismo renderam várias conquistas e inspiraram outros estados a se organizarem.

Ser um associado da Aprosoja é lutar pelas demandas do setor, com a ideia de que os produtores de soja e milho, unidos, consigam benefícios para o grupo, fortalecendo a classe produtiva. Ser um associado, também é a maneira mais fácil de estar perto do setor e buscar soluções para as demandas agrícolas com um trabalho diário em que os associados acompanham as atividades da Aprosoja por meio dos canais de comunicação da entidade.

Procure maiores informações junto ao Sindicato Rural para sanar dúvidas e se tornar Associado APROSOJA.

A PHP Error was encountered

Severity: Notice